LEGADO

Enem democratizou Universidades, diz Regina

Enem democratizou Universidades, diz Regina

Foto: Alessandro Dantas

O Enem contribui para a inclusão de estudantes de baixa renda, indígenas e quilombolas no ensino superior”, comentou a senadora Regina Sousa após a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame, criado em 1998, facilita o acesso de alunos de escolas públicas às universidades públicas e particulares.

A senadora disse que o Exame democratizou o acesso de estudantes de baixa renda às universidades públicas e privadas e acrescentou que alunos de escolas públicas têm desempenho igual aos de escolas particulares, podendo concorrer a cursos como de Medicina e Engenharia, por exemplo.

Este ano, 77 alunos conseguiram nota 1000 na prova de redação, entre eles o piauiense Bruno Henrique Batista Valcácer, 17 anos, que vai disputar uma vaga em curso de Medicina. Na primeira vez que fez o Exame, conseguiu aprovação para Engenharia Civil, Direito e Odontologia, mas preferiu não cursar e se preparar para Medicina.

O Enem é uma avaliação de desempenho dos estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Médio. E os resultados dos alunos geram dados que são analisados pelo governo. O exame consiste em provas que são usadas para disputar vagas em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu), no período de 24 a 27 de janeiro, e para concorrer a bolsas em faculdades particulares pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), de 30 de janeiro a 2 de fevereiro.

Assessoria da senadora Regina Sousa

 

Leia mais:

Fátima pede mobilização contra retrocesso na educação

To top