Proteção parlamentar

Governo atropela e aprova “MP do Moreira Franco”

A senadora Kátia Abreu (PMDB/TO) lembrou que Lula não era réu, mas foi impedido de assumir a Casa Civil da presidenta Dilma Rousseff
Governo atropela e aprova “MP do Moreira Franco”

Foto: Alessandro Dantas

“É impressionante o cinismo desse pessoal quando vota um projeto que tem objetivo único de dar foro privilegiado ao Ministro Moreira Franco, quando negou ao presidente Lula, lá atrás, que nem era réu, que era ficha limpa”, desabafou o senador Lindbergh Farias ao final da votação que aprovou o Projeto de Conversão nº 30, pelo placar de 40 votos a 24, e sequer fez verificação da segunda votação simbólica sobre o destaque do PT.

Durante o debate, o líder do PT já havia argumentado que a medida provisória era inconstitucional, por ter sido reeditada, e que havia contra ela três pedidos de ADIs (Ação Direta de Inconstitucionalidade), sendo uma da própria Procuradoria Geral da União. “Essa é uma MP do Moreira Franco”, ironizou o parlamentar, lembrando que ele já exercia o cargo quando foi denunciado e que só após a denúncia a medida foi editada, com objetivo único de conceder o status de ministro.

Lembrou ainda que na Câmara dos Deputados está em andamento o processo de autorização contra o presidente Michel Temer e seus ministros, entre os quais o secretario Moreira Franco, no que foi acompanhado por vários outros senadores dos mais diversos partidos.

A Senadora Kátia Abreu (PMDB/TO) comparou o caso dele ao de Lula e lembrou que Lula não era réu, mas foi impedido de assumir a Casa Civil da presidenta Dilma Rousseff. “É uma incoerência”, concluiu a senadora. Outros senadores, como Renan Calheiros(PMDM/AL) e Álvaro Dias (PODEMOS/PR), Reguff (Sem Partido), e Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) também se posicionaram.

To top