Governo Digital: Ferramenta disponibiliza ações e gastos

Com a nova estrutura digital criada pela Presidência da República, o cidadão terá acesso a todos os dados governamentais.

Governo Digital: Ferramenta disponibiliza ações e gastos

Na 4ª matéria da série sobre o Governo Digital, destacamos os “Dados Abertos” – esse é o nome da sessão do novo Portal Brasil, que visa dar transparência aos dados que são livremente disponíveis para todos os cidadãos utilizarem e redistribuírem como desejarem, sem restrição de licenças, patentes ou mecanismos de controle.

O portal tem o objetivo de ser o ponto referencial para a busca e acessos aos dados públicos brasileiros de todo e qualquer assunto ou categoria. Ele é um serviço simplificado que organiza e padroniza o acesso aos dados públicos, primando pelo reuso dos dados e o uso de tecnologias modernas.

Desde 2009 o governo brasileiro vem realizando ações para o desenvolvimento de uma política de disseminação de dados e informações governamentais para o livre uso pela sociedade. Estas ações estão alinhadas com um crescente movimento mundial para a democratização do acesso aos dados e informações no paradigma dos dados abertos. O movimento por dados abertos defende a criação de um ecossistema, fundamentado no acesso a dados, que possibilite a participação da sociedade no desenvolvimento de um estado mais eficiente, com oferta de melhores serviços e fazendo amplo uso de tecnologias.

O “Dados Abertos” se diferencia dos portais de transparências existentes no Brasil, já que esses portais tem o objetivo de aumentar o controle das despesas e receitas governamentais, enquanto qualquer tipo de informação pode ser encontrada no portal Dados Abertos, como, por exemplo, boletins de ocorrências em rodovias federais ou a lista de doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado.

Uma cartilha dentro do portal destaca que todo dado público tem vocação para ser dado aberto. Como praticamente todo dado governamental é público, é fundamental que os governos implementem políticas para disponibilizá-los ao cidadão.

Para conhecer o portal Dados Abertos, acesse (www.dados.gov.br)

Conheça o Portal da Transparência do Governo Federal
 

Leia mais:

Dilma usa redes sociais para falar com o cidadão e ouvir

Centrais e Ouvidorias orientam cidadão sobre direitos básicos

Dilma lança ofensiva na web e aproxima Governo da população

Conheça a plataforma digital criada pelo Governo para interagir com o cidadão

Dilma lança ofensiva na web e aproxima Governo da população

To top