Humberto discute estímulo à pesca em Pernambuco

O líder do PT e do bloco de apoio ao governo no Senado Federal, Humberto Costa (PE), recebeu nesta semana, em seu gabinete em Brasília, o coordenador de Pesca Artesanal e Marinha do Ministério da Pesca, Sérgio Mattos. Eles discutiram os gargalos e o potencial de crescimento do setor em Pernambuco.

O senador reforçou o interesse em defender matérias que possam incentivar a pesca no Nordeste, aproveitando os potenciais existentes: “É muito importante aprofundarmos estas discussões para chegarmos a soluções que estimulem esta atividade em Pernambuco e em estados vizinhos”. Esses estímulos, segundo o líder, passam pela valorização profissional dos pescadores, capacitação e melhoria da infraestrutura.

De acordo com Mattos, os projetos de melhoria da infraestrutura devem incluir desde questões básicas, que envolvem os meios produtivos, como a forma de os marisqueiros catar mariscos na praia, até terminais pesqueiros. Mattos informou que atualmente Pernambuco produz 25 mil toneladas de pescada ao ano. Mas somente o lago de Itaparica, no sertão do Estado, tem potencial para gerar 100 mil toneladas de pescada ao ano.

Fonte: Assessoria do Senador Humberto Costa

To top