Lula: O Brasil tem um ambiente tranqüilo e seguro para se investir

“Não existe nenhum país com a perspectiva de futuro que o Brasil tem”, disse o ex-presidente Lula durante encontro com empresários franceses.

Durante jantar com empresários franceses realizado, nesta quinta-feira (21), o ex-presidente Lula falou do avanço das relações entre França e Brasil nos últimos anos, da necessidade de superação da crise internacional por meio do crescimento e das boas perspectivas que o Brasil tem pela frente. Lula participou de evento promovido pelo Consulado da França, em São Paulo, com investidores que atuam no Brasil e parlamentares da França interessados na política aeroespacial do País.

“A chave do sucesso brasileiro foi transformar
os pobres, que eram vistos como um problema,
em parte fundamental da solução. Tornaram-se
trabalhadores, consumidores, cidadãos, e
fizeram a roda da economia girar”

Ao relatar o desempenho da economia brasileira e o sucesso das políticas sociais, Lula garantiu aos investidores o ambiente tranqüilo e a segurança jurídica existentes no País. “Não existe nenhum país no mundo com a perspectiva de futuro que o Brasil tem”, afirmou Lula lembrando a consolidação da democracia, a ascensão social e a criação de empregos no país. Ele falou que o Brasil ainda tem problemas, mas que muitos deles são decorrentes do crescimento e não da estagnação. “Hoje esse país tem o que ofertar a quem aqui quiser investir”, declarou.

Lula também destacou a ação efetiva do Estado, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e os programas sociais de combate à pobreza. “O resultado foi claro: desenvolvimento econômico com redução significativa das desigualdades sociais. Sempre com a manutenção permanente e consolidada de todas as instituições democráticas. Uma combinação que poucos países do mundo hoje podem compartilhar”, disse.

“A chave do sucesso brasileiro foi transformar os pobres, que eram vistos como um problema, em parte fundamental da solução. Tornaram-se trabalhadores, consumidores, cidadãos, e fizeram a roda da economia girar”, acrescentou.

Em sua fala, o ex-presidente relatou o ótimo desempenho no mercado de trabalho brasileiro, que conta hoje com a menor taxa de desemprego da história, a inflação sobre controle e garantiu a estabilidade no fornecimento de energia elétrica do País. “É esse quadro, consolidado e seguro que o Brasil ofereceu até aqui para os investidores e empreendedores de todo o mundo e que nossos amigos franceses tiveram a oportunidade de conhecer para lhes dar segurança para atuar em nosso País. Esse quadro se mantém intacto até aqui e suas perspectivas para os próximos anos são todas promissoras. Apesar de alguns problemas e dificuldades que ainda persistem e são do conhecimento de todos vocês que estão no Brasil há anos, temos todos os motivos para manter o otimismo”, destacou.

Lula ainda comentou a crise financeira mundial e declarou que o crescimento econômico é a saída para superá-la. “Foi esse o espírito que nos moveu no Brasil em 2008, quando a crise se evidenciou. O incentivo à produção, ao investimento, que foi atendido por empresários brasileiros, franceses e de vários países do mundo possibilitou um salto significativo no nosso mercado interno de consumo”, relatou.

Ele lembrou também o Fórum para o Progresso Social realizado pelo Instituto Lula e pela Fundação Jean-Jaurès, em dezembro de 2012, em Paris, e convidou todos para a segunda edição do seminário, que acontecerá nos dias 11 e 12 de julho, em São Paulo. O principal tema debatido no encontro do ano passado foi a necessidade de colocar o crescimento como saída para a crise.

Relações Brasil-França
Sobre as relações entre Brasil e França, Lula ressaltou que a força dos laços que unem os dois países e os avanços das relações nos últimos anos. A balança comercial entre os países, que era de 3,4 bilhões de dólares em 2003 chegou a 10 bilhões em 2012, citou Lula. “Nosso ambiente de negócios é tranquilo, transparente e do conhecimento de vocês. Fizemos muito até aqui juntos e temos muito ainda para fazer juntos”, frisou.

Ele afirmou ainda considerar “um salto de qualidade” na relação entre os dois países a declaração assinada em dezembro do ano passado pela presidenta Dilma e pelo presidente François Hollande intitulada “Por uma nova etapa da parceria estratégica Brasil-França”.

Um dos anfitriões, o embaixador da França no Brasil, Bruno Delaye, disse estar honrado em receber o ex-presidente e afirmou que “Lula é a pessoa fora da Europa mais adorada pelos franceses”. Ele lembrou que Lula e Mandela são os grandes nomes internacionais reconhecidos pelas diversas tendências políticas da França. “Admiramos ele porque ele mudou as coisas, mudou a vida de milhares de pessoas”, explicou. O outro anfitrião foi o cônsul da França em São Paulo, Damien Loras. Também falou no evento o empresário brasileiro André Esteves.

Em dezembro passado, em Paris, nossos presidentes deixaram claro o rumo do crescimento como saída para crise. Hoje, tenho a oportunidade de reforçar junto a vocês essa convicção. Desde já, trabalhamos juntos para organizar a segunda sessão do nosso Fórum pelo Progresso Social. Desta vez, aqui em São Paulo, nos próximos dias 11 e 12 de julho. Agora pretendemos reunir os representantes dos principais bancos de desenvolvimento do mundo. Desde já, eu convido vocês a participar deste esforço. Obrigado pelo encontro de hoje e considero que o nosso próximo encontro já está marcado.

Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula

Com informações do Instituto Lula

To top