Isolamento mundial

Mídia internacional expressa perplexidade e desconforto com eleição no Brasil

O New York Times registrou os elogios de Bolsonaro à ditadura militar, defesa da tortura e ameaças de “destruir, exilar ou prender” opositores
Mídia internacional expressa perplexidade e desconforto com eleição no Brasil

Foto: Imagem

A extrema direita vence no Brasil”. “Os militares voltam ao poder no Brasil, desta vez pelo voto”. As duas observações resumem o misto de perplexidade e desconforto manifestado por boa parte dos principais veículos de imprensa do mundo após a divulgação da vitória de Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições presidenciais brasileiras, no último domingo.

Os jornais franceses Le Monde e Libération, os norte-americanos New York Times e Wall Street Journal, o canadense The Globe and Mail, o britânico The Guardian, os portugueses Diário de Notícias e O Público, o espanhol El Mundo e o argentino Página 12 estão entre os veículos que trataram o resultado das eleições brasileiras com apreensão.

O Público, de Portugal, lamentou em editorial o resultado eleitoral no Brasil, tratado como uma grande perda para a democracia.

Leia:
O Público (Portugal) – Com Bolsonaro, o risco não é de golpe, é de erosão da democracia
Diário de Notícias – Bolsonaro é o novo presidente do Brasil: à direita e mais à direita volver

Sob o título de “O homem das Armas”, a revista semanal mais lida da Alemanha,Der Spiegeldestaca que Bolsonaro já “chocou o Congresso dizendo: Sim, sou a favor da ditadura! Até hoje, Bolsonaro elogia a ditadura militar, chamando-a de revolução“, registra a publicação.

Der Spiegel também ressalta que o presidente eleito do Brasil “compensa a falta de carisma e oratória” usando as redes sociais para divulgar “suas mensagens de ódio” e que sua campanha foi “uma mistura de slogans de direita e religião”.

A rede pública de comunicação alemã Deutsche Welle lembra que “nos seus quase 30 anos de baixo clero no Congresso, Bolsonaro se destacou sobretudo com vulgaridades homofóbicas, racistas e misóginas e conseguiu aprovar apenas dois projetos de lei” e alerta que “Com Bolsonaro, Brasil perde atratividade para a Europa

Já o francês Mediapart não mede as palavras: “No Brasil, é o caos fascista que entra em cena. E pelo voto”, afirma o site progressista, que tem também edições em espanhol e inglês.

“Sinal de tempos sombrios: uma faixa pedindo “menos armas e mais livros” foi considerada ilegal em um campus universitário brasileiro. Jair Messias Bolsonaro já disse abertamente que os artistas não “inúteis” e que deveriam ser substituídos por militares. Está aberta a caça a à intelectualidade”, registra o Mediapart.

Mediapart (França) – L’horreur du fascisme au Brésil, une rupture historique (“O horror do fascismo no Brasil, uma ruptura histórica)

A vitória de Bolsonaro foi o assunto de capa do jornal argentino Página 12, “A tristeza não é só brasileira”, título ilustrado com a imagem de um Cristo Redentor que chora uma lágrima de sangue.

O Página 12 também destacou a análise do Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel, para quem a vitória de Bolsonaro poderia influenciar toda a América Latina rumo a “avanços da ultradireita. Esquivel manifestou esperança de que Bolsonaro “não materialize a violência prometida na campanha” e estranhou que “o povo brasileiro tenha aceitado as iniciativas “xenófobas, misóginas y racistas” do presidente eleito.

O francês Le Monde estampou: “Bolsonaro, a vitória de um ilusionista sem escrúpulos

Nem mesmo o jornal conservador El Mercurio, do Chile, que dedicou uma página de reportagens francamente elogiosas a Bolsonaro, conseguiu escapar de qualificar o presidente eleito do Brasil como “de extrema direita”.

Leia:
El Mercúrio (Chile) – Bolsonaro promete defender a democracia e a liberdade após ganhar as eleições no Brasil

detaquesdestaques

“Ele ganhou explorando o poço profundo do ressentimento contra a atual realidade do Brasil — um país açoitado pelo aumento da criminalidade e por dois anos de turbulência econômica”, afirma o New York Times.

Leia:
The New York Times – Jair Bolsonaro Wins Brazil’s Presidency, in a Shift to the Far Right

Wall Street Journal (EUA) – Far-right populist Jair Bolsonaro wins divisive Brazil presidential election (Populista de extrema-direita Jair Bolsonaro vence eleição acirrada no Brasil)

To top