Plenário

Não há bom caminho para o Brasil fora da política, alerta Dino em despedida do Senado

Flávio Dino é homenageado pelos colegas em último discurso proferido no Parlamento antes da posse como ministro do STF

Alessandro Dantas

Não há bom caminho para o Brasil fora da política, alerta Dino em despedida do Senado

Fabiano Contarato e Flávio Dino de cumprimentam após discurso de despedida

“Quero reiterar a minha total confiança, a minha total crença de que não há bom caminho para o Brasil fora da política. Nós precisamos de uma política forte, e nós só teremos uma política forte com políticos credenciados a exercer a liderança que o Brasil exige.” A defesa enfática da política como instrumento de cidadania e transformação foi feita por Flávio Dino (PSB-MA) em seu discurso de despedida do Senado Federal. 

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) lembrou a longa carreira política de Flávio Dino, e apontou que o futuro magistrado do Supremo Tribunal Federal (STF) é, sem dúvida, um exemplo para muitos jovens que almejam ingressar na política. 

“É preciso falar para a população brasileira que nós temos que parar de criminalizar a política. A política é o único meio para transformar a vida das pessoas. Apenas através da política é que nós podemos dar vez e voz a todos os princípios e garantias que estão expressos na Constituição Federal”, disse.  

Em seu discurso, Flávio Dino ainda defendeu a necessidade da retomada da ideia de deveres patrióticos e cívicos por parte dos agentes públicos. Segundo ele, não é possível que atores públicos venham a “sucumbir à espetacularização da política”. 

“O bom líder político jamais pode ser um mero artefato midiático submetido à lógica dos algoritmos. Ele tem que ter causas que definam o seu lugar”, destacou. 

Flávio Dino tomará posse como ministro do STF na próxima quinta-feira (22/2). Sobre o cargo que assumirá na mais alta Corte do país, Dino destacou que manterá a coerência, atuará pela harmonia entre os Poderes da República e prezará pela imparcialidade em suas decisões futuras.  

“Serei coerente com a visão que manifesto aqui. Podem ter certeza da minha mais absoluta deferência aos poderes políticos do Estado. Deferência que se manifesta inclusive, e sobretudo, pela capacidade de ouvir, de promover o bom diálogo institucional, para que possamos encontrar o modo pelo qual a harmonia entre os Três Poderes vai se concretizar”, afirmou o futuro ministro. 

O Senado aprovou a indicação de Flávio Dino para o cargo de ministro do STF em 13 de dezembro de 2023. Na época, ele estava licenciado do Senado e comandava o Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo Lula. 

A senadora Teresa Leitão (PT-PE) afirmou que o senador Flávio Dino deu orgulho, ao longo de sua vida política, ao povo do Maranhão e honrou os votos recebidos nas disputas para deputado federal, governador e senador.  

“Evidentemente que muito perde o Parlamento com a sua ausência. Este pequeno tempo de presença aqui, além do longo tempo na política, comprova isso. Mas, com certeza, ganhará muito o Supremo, pela sua posição sempre lúcida, dura, sem perder a ternura, como foi no dia daquela longa sabatina”, lembrou a senadora.

To top