Homenagem

O adeus à revolucionária Glória Maria

Protagonista, referência, pioneira. Essas foram algumas das palavras utilizadas para destacar a importância de Glória Maria para o jornalismo brasileiro
O adeus à revolucionária Glória Maria

Parlamentares do PT no Senado e integrantes do primeiro escalão do governo Lula, além do próprio presidente, manifestaram pesar pelo falecimento de Glória Maria, ícone do jornalismo brasileiro, na manhã desta quinta-feira (2).

“Sua coragem e protagonismo abriu portas para que diversas outras profissionais se inspirassem por ela e seguissem seus passos fortemente marcados na história da reportagem brasileira. Meus sentimentos a familiares e amigos. Que Deus os console”, disse Fabiano Contarato (ES), líder do PT no Senado. O líder também apresentou ao plenário voto de pesar pelo falecimento de Glória Maria.

Referência no meio jornalístico, apresentou o Fantástico de 1998 a 2007 e, desde 2010, integrava a equipe do Globo Repórter. O senador Paulo Paim (PT-RS) destacou o fato de Glória Maria ter sido uma referência para todos, não apenas no Brasil, mas também um ícone do jornalismo mundial.

“Glória Maria sempre esteve a frente de causas sociais, sempre deu sua opinião, inclusive em temas polêmicos como o racismo, o preconceito. Abriu caminhos. Peregrina de vida e sonhos. Uma das maiores profissionais da sua geração. Fez história. Meus sentimentos aos familiares, amigos e colegas”, disse Paim. O senador também apresentou um voto de pesar junto ao plenário.

O presidente Lula destacou, em suas redes sociais, o fato de Glória Maria ter retratado momentos marcantes do Brasil e do mundo. “[Ela] entrevistou grandes nomes e deixou sua marca na memória de brasileiros e brasileiras. Meu abraço e solidariedade aos familiares, amigos, colegas e admiradores de sua carreira”, disse Lula.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, falou da importância da representatividade de Glória Maria para todas as mulheres pretas do Brasil. “Quem é mulher negra sabe da importância de tê-la visto na televisão. Glória é considerada a primeira repórter negra da televisão e sempre será lembrada como sinônimo de competência”, destacou.

Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida destacou, além da referência para a população negra, a grandeza que Glória Maria representou para a profissão. “Glória foi uma das maiores na sua profissão, mas para além disso, foi uma referência, especialmente para a população negra deste país. Que nossos ancestrais a recebam em festa, Glória”, disse.

Confira outras manifestações

 

Leia mais:

Nota de pesar do PT no Senado

To top