#LulaLivre

Para jornais estrangeiros, decisão do STF é “golpe judicial”

Para o La Jornada, do México, a condenação de Lula busca “impedi-lo de voltar a governar”
Para jornais estrangeiros, decisão do STF é “golpe judicial”

A decisão do Supremo Tribunal Federal contra o habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “conclui um quadro que começou a ser traçado exatamente na noite em que Dilma Rousseff derrotou Aécio Neves”, nas eleições de 2014, avalia o jornal La Jornada, do México. O “golpe judicial” contra Lula, como caracterizou o argentino Página 12 , foi destaque nos principais veículos da imprensa mundial nesta quinta-feira (5), horas após o encerramento da sessão do STF.

Para o La Jornada, principal jornal progressista do México, o plano concluído na madrugada desta quinta-feira passou pelas manobras do Congresso para inviabilizar o governo Dilma, o pelo processo de impeachment — levado a cabo com “a omissão do STF” —e a condenação de Lula, para “impedi-lo de voltar a governar”.

Para o diário argentino Página 12, a decisão do STF foi tomada “sob pressão dos militares”, referindo-se às ameaças iniciadas por um general de pijama, o reformado Luiz Gonzaga Schoreder Lessa, ecoadas pelo comandante do Exército, General Villas Boas, e ignoradas pelo “chefe nominal das Forças Armadas” o ocupante do Planalto Michel Temer. “Alguns juízes que falaram em off reconheceram que levaram em conta o aperto castrense”.

Carinho do povo
O britânico The Guardian destaca a “grande afeição” dedicada a Lula pelos brasileiros, apesar da condenação por corrupção. “Dezenas de milhões de beneficiados pelos programas de habitação, educação e apoio às famílias”. O jornal lembra que durante os mandatos do ex-presidente, a renda dos mais pobres foi ampliada acima das taxas de crescimento da economia em geral e “37 milhões de brasileiros se juntaram à classe média” e que Lula lidera as pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República.

O francês Libération também registra o carinho que que os mais pobres – a maioria dos brasileiros — têm com Lula e ressalta o contraste dessa postura com o ódio que os endinheirados nutrem contra o ex-presidente. “Em São Paulo, onde os burgueses desafiavam a chuva para exigir a prisão ‘do maior bandido do Brasil”, a reportagem do jornal encontrou Leonardo, vendedor ambulante que trabalhava durante a manifestação, que declarou seu desejo de voltar a votar em Lula “port udo o que ele fez pelos pobres. Roubaram meu candidato”, resumiu o trabalhador.

Leia as matérias originais:
Página 12 – Golpe judicial en Brasil – El Tribunal Superior Federal dio luz verde al encarcelamiento de Lula
La Jornada – Dan el paso final: Lula, cerca de ir a la cárcel para que no vuelva a gobernar
The Guardian – Brazilians still hold great affection for Lula, despite corruption conviction
Libération – Brésil : l’ancien président Lula proche de la case prison

To top