Parlamentares do PT destacaram a importância do Senado Federal na História do Brasil. A instituição atingiu o marco de 200 anos de criação na última terça-feira (25/3). Os senadores lembraram que, dentre outros momentos, o Senado Federal teve participação direta na defesa da democracia, do Estado de Direito e a cidadania. E, atualmente, é um dos guardiões das liberdades, direitos e garantias da Constituição Federal de 1988.
“Por aqui passaram verdadeiras revoluções e eu tenho muito orgulho de compor as cadeiras do alto Parlamento brasileiro”, destacou o líder do PT no Senado Beto Faro (PA).
O primeiro-secretário do Senado, Rogério Carvalho (PT-SE), lembrou que ao longo desses 200 anos, o Senado participou ativamente das grandes decisões que fizeram e fazem o Brasil. “São 200 anos de muita construção e precisamos de mais tempo para tornar o Brasil mais justo para todos os brasileiros”, disse.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, Paulo Paim (PT-RS), destacou os temas raciais que foram debatidos no Senado ao longo de seu bicentenário, como o fim da escravidão e a política de cotas. “As pessoas têm que entender que a política é o coração, é o farol de um mundo melhor para todos”, destacou o senador que foi deputado constituinte.
Já a senadora Teresa Leitão (PT-PE) lembrou o episódio degradante pelo qual o Senado passou em 8 de janeiro do ano passado, quando golpistas invadiram o prédio e destruíram o patrimônio público. Apesar da tentativa golpista, a senadora destacou a rápida reação da instituição na defesa da democracia. “A democracia está viva e o Senado não vai permitir que a democracia seja interrompida por ataques golpistas”, destacou.
O senador Jaques Wagner (PT-BA) também pontuou o papel “soberano” do Senado Federal na defesa da democracia, “afastando flertes com o autoritarismo ou com aventura golpista”.
O presidente da Comissão de Assuntos Sociais do Senado, Humberto Costa (PT-PE), apontou o papel fundamental da instituição na garantia da independência e autonomia entre os poderes da República, além de ser um importante espaço da Federação. “É aqui que os estados se representam e defendem os seus interesses, de suas populações, e onde se busca o entendimento para a solução dos problemas interfederativos”, explicou.
O senador Fabiano Contarato (PT-ES), por sua vez, destacou que o Senado Federal, ao longo de seus 200 anos, mantém entre seus objetivos debater soluções que possam trazer melhorias para a vida do povo brasileiro. “Nossa missão é buscar soluções e alternativas que melhorem a vida da sociedade, especialmente das pessoas que mais precisam”, disse.