200 anos do Senado

Parlamentares do PT destacam importância do Senado na História do Brasil

Senadores do PT destacam importância do Senado Federal ao longo de seus 200 anos de existência

Alessandro Dantas

Parlamentares do PT destacam importância do Senado na História do Brasil

Sessão especial de comemoração dos 200 anos do Senado Federal foi realizada na última segunda-feira (25/3)

Parlamentares do PT destacaram a importância do Senado Federal na História do Brasil. A instituição atingiu o marco de 200 anos de criação na última terça-feira (25/3). Os senadores lembraram que, dentre outros momentos, o Senado Federal teve participação direta na defesa da democracia, do Estado de Direito e a cidadania. E, atualmente, é um dos guardiões das liberdades, direitos e garantias da Constituição Federal de 1988. 

“Por aqui passaram verdadeiras revoluções e eu tenho muito orgulho de compor as cadeiras do alto Parlamento brasileiro”, destacou o líder do PT no Senado Beto Faro (PA).  

O primeiro-secretário do Senado, Rogério Carvalho (PT-SE), lembrou que ao longo desses 200 anos, o Senado participou ativamente das grandes decisões que fizeram e fazem o Brasil. “São 200 anos de muita construção e precisamos de mais tempo para tornar o Brasil mais justo para todos os brasileiros”, disse.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, Paulo Paim (PT-RS), destacou os temas raciais que foram debatidos no Senado ao longo de seu bicentenário, como o fim da escravidão e a política de cotas. “As pessoas têm que entender que a política é o coração, é o farol de um mundo melhor para todos”, destacou o senador que foi deputado constituinte.

Já a senadora Teresa Leitão (PT-PE) lembrou o episódio degradante pelo qual o Senado passou em 8 de janeiro do ano passado, quando golpistas invadiram o prédio e destruíram o patrimônio público. Apesar da tentativa golpista, a senadora destacou a rápida reação da instituição na defesa da democracia. “A democracia está viva e o Senado não vai permitir que a democracia seja interrompida por ataques golpistas”, destacou.

O senador Jaques Wagner (PT-BA) também pontuou o papel “soberano” do Senado Federal na defesa da democracia, “afastando flertes com o autoritarismo ou com aventura golpista”.    

O presidente da Comissão de Assuntos Sociais do Senado, Humberto Costa (PT-PE), apontou o papel fundamental da instituição na garantia da independência e autonomia entre os poderes da República, além de ser um importante espaço da Federação. “É aqui que os estados se representam e defendem os seus interesses, de suas populações, e onde se busca o entendimento para a solução dos problemas interfederativos”, explicou.

O senador Fabiano Contarato (PT-ES), por sua vez, destacou que o Senado Federal, ao longo de seus 200 anos, mantém entre seus objetivos debater soluções que possam trazer melhorias para a vida do povo brasileiro. “Nossa missão é buscar soluções e alternativas que melhorem a vida da sociedade, especialmente das pessoas que mais precisam”, disse.   

To top