Organização municipal

Partido e Bancadas promovem encontro de prefeitos e prefeitas

Para o senador Humberto Costa (PT/PE), o encontro é um momento de retomada da organização e formação do partido
:: Osni Calixto27 de setembro de 2017 19:59

Partido e Bancadas promovem encontro de prefeitos e prefeitas

:: Osni Calixto27 de setembro de 2017

O modo petista de governar, o legado dos 13 anos de governo e o enfrentamento da crise gerada pelo governo ilegítimo são alguns dos pontos da pauta do Encontro Nacional de Prefeitos, Prefeitas e Vices do partido nos dias 2 e 3 de outubro, em Brasília. O encontro é promovido pela Escola Nacional de Formação do PT, pelas bancadas no Senado e na Câmara e pela Fundação Perseu Abramo. O presidente Lula, a presidenta nacional do PT e senadora Gleisi Hoffman, os líderes das bancadas do partido no Congresso, senador Lindbergh Farias e deputado Carlos Zaratini, e os governadores Ruy Costa (PT/BA), Wellington Dias (PT/PI) e Fernando Pimentel (PT/MG) participam as atividades.

Para o senador Humberto Costa (PT/PE), o encontro é um momento de retomada da organização e formação do partido diante da atual crise do país. “Vamos debater propostas históricas do jeito petista de governar e unificar o discurso para o enfrentamento”, diz ele. “A troca de experiências é sempre importante para afinar o discurso”, destaca a senadora Regina Souza (PT-PI). Ela acredita que o encontro vai fortalecer as bases municipais, porque “além de debater experiências já exitosas de nossos governos, podem surgir propostas inovadoras que melhorem a capacidade de gestão de nossos prefeitos e prefeitas”.

“Esse encontro é fundamental para a retomada do diálogo com nossos gestores”, afirmou o Secretário Nacional de Assuntos Institucionais, deputado José Guimarães (PT/CE). Segundo a Secretaria Nacional de Formação, a grande maioria de novos prefeitos e prefeitas e vices, eleitos em 2016, estão motivados com o seminário. O encontro vai debater a conjuntura nacional, o novo pacto federativo e a relação dos municípios com o governo federal ilegítimo.

Entre os palestrantes, estão o ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o economista Antônio Carlos Granado; o diretor da Fundação Perseu Abramo, Artur Henrique; o presidente da Associação Brasileira de Municípios, Eduardo Tadeu; a economista Esther Bemerguy, entre outros. Entre os prefeitos confirmados, estão Marcos Alexandre, de Rio Branco, no Acre, onde o PT governa por cinco mandatos, Quixada (CE), onde o prefeito eleito é José Hilário, Cipó (BA) com Abel Alves, e Ezequiel Guimarães Costa, do município de Couto Magalhães, no Tocantins. Do Rio de Janeiro, estarão presentes o prefeito de Maricá, Fabiano Taques e o vice-prefeito de Nova Iguaçu, Carlos Roberto.

Entre as prefeitas, o destaque para a professora Selma (de Oliveira Pires), de Goiás, cidade histórica e antiga capital do estado. Destaque também para as cidades mineiras de Teófilo Otoni, do prefeito Daniel Batista, e Cordisburgo, José Maurício Gomes, cidades que se preparam para receber a Caravana Lula pelo Brasil, que se inicia no próximo dia 23, pelas regiões do Vale do Aço e Jequitinhonha. “Precisamos organizar nossas bases em cada município que governamos e orientar nossos gestores dentro do modo petista de governar”, argumenta o chefe de gabinete da liderança da bancada, Wilmar Lacerda.

 

Leia também