Educação brasileira

Paulo Freire é lembrado no Dia do Professor

“Freire nos ensinou a lutar por uma educação que ensine a pensar, refletir e questionar. Uma educação humana, universal e inclusiva. Viva os professores brasileiros!”, saudou o líder do PT no Senado, Rogério Carvalho.
Paulo Freire é lembrado no Dia do Professor

Agência Brasil

O Dia do Professor – e da professora – comemorado nesta quinta-feira (15) recebeu manifestações de apoio dos senadores do PT, em suas redes sociais.

O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (PT-SE), afirmou que tem orgulho de ser, também, professor e de “de estar no Senado Federal lutando pelos direitos dessa classe que engrandece nosso país”.

O senador citou o Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, como sua referência. “Freire nos ensinou a lutar por uma educação que ensine a pensar, refletir e questionar. Uma educação humana, universal e inclusiva. Viva os professores brasileiros!”, festejou o líder do PT.

Nas palavras do filósofo e educador Paulo Freire, o Dia dos Professores “é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos”.

Freire acreditava na educação para a transformação da sociedade, e convocou seus pares para esta mudança: “Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem ‘águias’ e não apenas ‘galinhas’. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”.

O senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal, também lembrou em suas redes sociais da importância da valorização dos docentes brasileiros: “são tantas histórias que nos ensinam como a determinação e a resiliência dos professores estão no centro do processo de aprendizagem. Chegou a hora de apoiar esses profissionais, para que possamos ver, de fato, uma transformação na qualidade da educação brasileira”.

Já Paulo Rocha (PT-PA) ressaltou os desafios enfrentados pelos trabalhadores da educação no governo de Bolsonaro: “Num país governado por um presidente inimigo da educação, lembramos hoje de quem são os verdadeiros heróis da pátria: os nossos bravos professores e professoras, que dedicam suas vidas, diariamente, a preparar nossos filhos e filhas para a vida.”

 

To top