Paulo Paim registra manifesto de ministros em defesa de direitos trabalhistas

Paulo Paim registra manifesto de ministros em defesa de direitos trabalhistas

Manifesto lido por Paim: agredir o direito do trabalho e a Justiça do Trabalho é desproteger mais de 45 milhões de trabalhadoresO senador Paulo Paim registrou, nesta terça-feira (14), em discurso ao plenário, um manifesto em defesa dos direitos trabalhistas e da atuação da Justiça do Trabalho. O objetivo do documento é iniciar um movimento contrário aos projetos de desconstrução dos direitos trabalhistas – no Congresso Nacional, há mais de 50 propostas que defendem a terceirização e a prevalência do negociado sobre o legislado, além de outros retrocessos.

O manifesto, assinado por 19 ministros do Tribunal Superior do Trabalho, ressalta a persistência no Brasil de inaceitáveis explorações, como os elevados índices de trabalho infantil, de escravidão e de acidentes de trabalho.

Os ministros também criticam as propostas que, sob o argumento de enfrentar a crise, consideram reduzir benefícios sociais e tirar direitos históricos dos trabalhadores.

“Agredir o direito do trabalho e a Justiça do Trabalho é desproteger mais de 45 milhões de trabalhadores, vilipendiar cerca de 10 milhões de desempregados, fechar os olhos para milhões de mutilados e revelar-se indiferente à população de trabalhadores do campo e da cidade”, diz o manifesto lido por Paim.

O documento acusa ainda a tentativa de “muitos” em aproveitar os momentos de crise para “precarizar o trabalho”. “O momento não é de omissão!”, ressalta o texto, que considera que a desconstrução do direito do trabalho será nefasta em qualquer aspecto.

Leia o manifesto na íntegra

 

Leia mais:

Governo quer retirar direitos dos trabalhadores, denuncia Humberto

To top