Paulo Paim será relator do Estatuto da Juventude

Paim anunciou que irá trabalhar para que o texto atual seja aprovado nas duas comissões seguintes - Comissões de Assuntos Sociais e de Direitos Humanos - sem que haja alteração. O projeto garante, entre outras coisas, o direito à meia entrada e desconto em viagens para jovens de baixa renda.

Paulo Paim será relator do Estatuto da Juventude

Paim: o Estatuto consagra o princípio do fortalecimento da nossa juventude

 

“A CCJ aprovou o texto com algumas divergências e, que assim seja. Agora ele vai para a CAS e o presidente Jayme Campos (DEM-MT) me designou como relator. Eu pretendo aprová-lo sem nenhuma mudança, até para que o texto não retorne para a Câmara dos Deputados”, disse. “Se aprovado, o Estatuto vai para a Comissão de Direitos Humanos, onde eu pretendo indicar a relatoria ao senador mais jovem desta Casa”, disse Paim, mencionando o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que também foi relator do Estatuto na CCJ.

Apesar das discussões e pendências que saíram da CCJ para serem discutidas nas comissões seguintes, como o direito a meia entrada, desconto em viagens para jovens de baixa renda, delimitação da idade para se enquadrar no Estatuto e a emissão de carteiras estudantis, o senador Paulo Paim avisou que irá trabalhar para o passar pelas duas comissões seguintes sem que haja alteração.

“Acredito que aprovado nessas comissões, o texto vai à sanção da presidenta Dilma. Ele amplia os direitos e consagra o princípio do fortalecimento da nossa juventude, que está numa grande expectativa. Também vamos dialogar com setores da sociedade para que o Estatuto seja aprovado com rapidez”, avaliou.

“O Estatuto é um sonho da juventude brasileira, articulado pelos seus principais líderes e que vem na sequencia da PEC da Juventude. O Estatuto amplia os direitos que já estavam na PEC, mas, agora estariam praticamente regulamentados”, disse Paim.

Rafael Noronha
 

Ouça a entrevista do senador Paulo Paim

{play}images/stories/audio/paim_estatuto1602.mp3{/play}
Clique com o botão direito para baixar o áudio

Leia mais
Acordo permite aprovação do Estatuto da Juventude

Saiba mais
Veja o texto do Estatuto da Juventude (PLC 98/11)

Veja o texto da PEC da Juventude (PEC 42/08)

To top