Pessimismo perde mais uma: economia do País cresceu 1,26% em janeiro

Mais uma vez, como está se tornando comum, a realidade econômica apresenta-se diferente das previsões e diagnósticos dos economistas e analistas que ocupam os espaços nobres da grande mídia.

Contra as expectativas pessimistas, a economia brasileira cresceu 1,26%, em janeiro, na comparação com o mês anterior, conforme aponta o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado nesta sexta-feira (14).

Segundo o site do Valor Econômico, jornal de economia e negócios do Brasil, “a variação ficou acima da projeção média feita pelas 19 consultorias e instituições consultadas”.

O indicador do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços). A estimativa do IBC-Br incorpora a produção estimada para os três setores acrescida dos impostos sobre produtos. O Produto Interno Bruto (PIB) calculado pelo IBGE, por sua vez, é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período.

To top