eleição no senado

PT no Senado anuncia apoio à reeleição de Rodrigo Pacheco

Fabiano Contarato anuncia definição do partido. Postura em defesa da democracia por parte de Pacheco pesou na decisão
PT no Senado anuncia apoio à reeleição de Rodrigo Pacheco

Foto: Alessandro Dantas

O senador Fabiano Contarato (PT-ES), novo líder da bancada, anunciou nesta quinta-feira (26) que o Partido dos Trabalhadores apoiará a reeleição do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) na eleição que ocorrerá na próxima semana, início da 57ª Legislatura.

De acordo com Contarato, um dos principais motivos que levaram os parlamentares a apoiar a recondução de Pacheco foi, justamente, a postura em defesa da democracia durante os atos antidemocráticos de 7 de setembro do ano passado e dos atos terroristas de 8 de janeiro.

Foto: Agência Senado

“O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, demonstrou um comportamento em defesa da democracia irrefutável. Eu acho que o melhor terreno para plantar e colher direitos é a democracia. Então, em momentos decisivos, ele, como presidente do Senado, teve uma atuação firme”, disse. “Neste momento, a bancada do PT no Senado defende, obviamente, a reeleição do presidente, senador Rodrigo Pacheco”, completou Contarato.

Os trabalhos no Senado recomeçam na próxima quarta-feira (1º) com a realização de reuniões preparatórias para a posse dos senadores eleitos em outubro de 2022 e a eleição do presidente e dos demais cargos da Mesa.

Às 15h, há a primeira reunião preparatória, em que os senadores a serem empossados prestam o compromisso regimental, sem discurso dos presentes.

Depois da posse, por volta de 16h, começa a segunda reunião preparatória destinada à eleição do presidente do Senado. O mandato do presidente, que também responde pela Presidência do Congresso Nacional, é de dois anos.

Na quinta-feira (2), às 15h, começa e sessão solene de abertura do ano legislativo em que é lida uma mensagem do presidente da República, com as perspectivas para Câmara e Senado em relação à tramitação de propostas consideradas prioritárias pelo Executivo.

To top