Defesa da Democracia

PT no Senado aponta hipocrisia bolsonarista em ato com pedido de anistia para golpistas

Senadores reforçam necessidade de vigilância constante contra golpistas que tentam enfraquecer a democracia brasileira e rebatem coro bolsonarista por anistia a quem atacou violentamente as sedes dos poderes da República

Alessandro Dantas

PT no Senado aponta hipocrisia bolsonarista em ato com pedido de anistia para golpistas

Beto Faro alerta para a necessidade de constante vigilância na defesa da democracia

Senadores e senadoras do PT chamaram a atenção para o cinismo de Bolsonaro durante a manifestação convocada como “defesa da democracia” e realizada neste domingo (25/2) na Avenida Paulista, com apoiadores do ex-presidente.  

Após fomentar seus apoiadores com discursos golpistas e ataques ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal (STF) durante todo o mandato presidencial, Bolsonaro apareceu neste domingo pedindo para “apagar o passado” e clamando por anistia para os golpistas que atacaram as sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro do ano passado. 

Para o líder do PT no Senado, Beto Faro (PA), a manifestação na capital paulista deixou evidente que bolsonaristas seguem com o pensamento antidemocrático.  

“Não possuem nenhum argumento, a não ser as mentiras. Não possuem nenhum propósito, a não ser a destruição”, resumiu o senador. 

A senadora Teresa Leitão (PT-PE) também chamou a atenção para a hipocrisia do discurso bolsonarista.  

“Um grupo articulou um golpe de Estado, invadiu e destruiu o Palácio do Planalto, o STF e o Congresso Nacional e, tempos depois, após investigações apontarem a ação golpista, [esse mesmo grupo] decide fazer uma manifestação em defesa da democracia. Sem anistia para todos que planejaram e incitaram uma tentativa de golpe de Estado”, resumiu a senadora. 

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) destacou a sequência de atos promovidos por Bolsonaro e seus apoiadores para atentar contra a democracia e que culminaram na tentativa de golpe para a qual, hoje, o ex-presidente pede anistia para os criminosos.  

“Espalham o medo, depois se dizem salvadores da Pátria. Em seguida, defendem o golpe. São descobertos e dizem que não era nada disso. Lembrar sempre para não esquecer: golpistas não defendem a democracia”, disse. 

Já o senador Rogério Carvalho (PT-SE) utilizou as redes sociais para lembrar que a ficha corrida criminal de Bolsonaro vai além do estímulo a atos golpistas.  

“Foram muitos os crimes de Bolsonaro, dentre eles levar 700 mil pessoas à morte por Covid-19, atentar contra a democracia, interferir de forma ilegal na Polícia Federal e enriquecer com rachadinhas (peculato). Os golpistas na Paulista podem não se importar. Mas a gente diz: sem anistia para o chefe do golpe”, enfatizou. 

O presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, Paulo Paim (PT-RS), apontou que todos aqueles que atuam para promover a instabilidade política e social, conspiram contra o povo brasileiro.  

“Redobremos a nossa vigilância. Democracia, sempre”, salientou. 

Firmes na missão de reconstruir o Brasil 

O líder do PT no Senado reforçou, nas redes sociais, a necessidade de manter a vigilância contra os ataques à democracia para garantir um ambiente institucional seguro para que o governo Lula possa promover as mudanças e reformas necessárias para o processo de reconstrução do país.  

“Já completamos um ano desde que Lula assumiu o 3º mandato e eles [bolsonaristas] não desistem de apelar para o golpismo. Enquanto isso, Lula trabalha por todo o Brasil, leva o nosso país a um patamar de respeito no mundo, assume o protagonismo das agendas climáticas e melhora a vida do povo. Estamos firmes no propósito de reconstruir o Brasil, de lutar pelo povo trabalhador e de defender o processo eleitoral”, enfatizou o senador Beto Faro. 

To top