Reconhecimento

PT no Senado domina Prêmio Congresso em Foco; Contarato é eleito melhor senador do país

Importante premiação coroa trabalho realizado pelos parlamentares do PT no Senado. Em discurso da vitória, senador Fabiano Contarato fez defesa enfática do direito ao casamento de pessoas LGBTQIAP+

Rômulo Serpa

PT no Senado domina Prêmio Congresso em Foco; Contarato é eleito melhor senador do país

Líder do PT no Senado foi escolhido pelo público como melhor senador do país

Os oito senadores e senadoras do PT dominaram os primeiros lugares nas categorias anunciadas na noite dessa quinta-feira (21/9) durante a celebração de entrega do Prêmio Congresso em Foco 2023. Na principal categoria, o líder do PT no Senado, Fabiano Contarato (ES), sagrou-se o melhor senador do ano na avaliação do público.

Em seu discurso, o senador agradeceu tanto a sua equipe quanto a seu marido, Rodrigo, e a seus filhos, Gabriel e Mariana. Ele aproveitou a oportunidade para manifestar seu repúdio ao projeto de lei, em tramitação na Câmara dos Deputados, que extingue o reconhecimento de casamentos LGBTQIAP+.

“Um dos problemas mais graves e perigosos que podem acometer um país é quando nós permitimos que a religião contamine o Estado. Não vai ser um projeto de lei, e nem mesmo uma PEC, que será possível para atacar as nossas famílias. As nossas famílias não são piores do que as de ninguém que está aqui. A mesma certidão de casamento que eu tenho, os meus colegas também têm. As mesmas certidões de nascimento que vocês têm, os meus filhos também têm”, disse Contarato.

Na mesma categoria, o senador Humberto Costa (PT-PE) ficou em terceiro lugar. Paulo Paim (PT-RS), Teresa Leitão (PT-PE) e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), vieram na sequência ocupando, respectivamente, quarto, quinto e sexto lugares.

A senadora Augusta Brito (PT-CE) terminou a votação em oitavo lugar e o senador Rogério Carvalho (PT-SE) ficou uma posição atrás, em nono. Beto Faro (PT-PA) ocupou o 14º lugar na lista divulgada pelo Congresso em Foco. Assim, todos os senadores e as senadoras do PT apareceram na lista dos 15 melhores senadores do país, de acordo com a escolha da população.

Na votação realizada pelos jornalistas, entre os seis melhores senadores também estão dois petistas. O líder Fabiano Contarato em segundo lugar e o senador Paulo Paim em quarto.

Destaque por regiões

Senadores do PT também foram destaques no anúncio dos melhores divididos pelas regiões do país. O presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, Paulo Paim, foi eleito o melhor senador da região Sul.

“Meu sincero agradecimento ao Congresso em Foco, aos dedicados jornalistas e a todos os internautas que reconheceram o nosso trabalho. É uma honra receber o prêmio como o melhor senador do Sul do país e estar entre os cinco melhores do Senado. Muito obrigado”, agradeceu Paim.

Fabiano Contarato também levou o prêmio de melhor senador da região Sudeste. Na região Norte, o senador Beto Faro ficou em segundo lugar.

E na região Nordeste, entre os cinco melhores senadores, quatro são do Partido dos Trabalhadores. Humberto Costa, Teresa Leitão e Jaques Wagner ficaram nos três primeiros lugares. A senadora Augusta Brito ocupou o quinto lugar.

Trabalho do PT também é reconhecido na Câmara

Deputados e deputadas do PT também figuraram como destaques nas categorias relacionadas à Câmara. Na votação popular, entre os 25 parlamentares mais bem posicionados, 6 são do PT. São eles: Benedita da Silva (PT-RJ), Maria do Rosário (PT-RS), Erika Kokay (PT-DF), Dandara (PT-MG), Rogério Correia (PT-MG) e Zeca Dirceu (PT-PR).

Nos dois primeiros lugares da categoria “Defesa da Educação”, escolhida pelo júri especializado, ficaram as deputadas Dandara e Ana Pimentel (PT-MG). O deputado Nilto Tatto (PT-SP) foi o ganhador na categoria “Clima e Sustentabilidade”.

A deputada Erika Kokay ainda foi escolhida pela população como a melhor deputada na região Centro-Oeste. Na região Norte, Dilvanda Faro (PT-PA) e Airton Faleiro (PT-PA) foram destaques na votação popular. Natália Bonavides (PT-RN) e Carlos Veras (PT-PE) estiveram entre os mais votados pela região Nordeste. E, por fim, Carol Dartora (PT-RS), Maria do Rosário e Zeca Dirceu foram os mais lembrados representantes pela região Sul.

Criado em 2006, o prêmio é uma iniciativa do site Congresso em Foco, e tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a cidadania a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política.
Com informações do Congresso em Foco

To top