Luta por Igualdade

Semana da Consciência Negra tem atos pelo País

Valorização da cultura negra e da luta contra o racismo e por igualdade é celebrada neste dia 20 de novembro, com atos ao longo da semana
Semana da Consciência Negra tem atos pelo País

Foto: Lula Marques

O Dia da Consciência Negra é celebrado todo 20 de novembro, em homenagem a data em que morreu Zumbi dos Palmares, que liderou uma das mais importantes resistências contra a escravidão no Brasil. Mais do que lembrar a memória de Zumbi, a data, oficializada pela então presidenta Dilma Rousseff em 2011, é um momento de valorização da cultura negra e dos séculos de luta contra o racismo, que até hoje perdura no Brasil.

Ao longo da semana, acontecem manifestações em todo o País, com atos políticos, eventos culturais e debates.

Para o secretario nacional de combate ao racismo do PT, Martvs Chagas, “esse momento, mais do que nas outras marchas, é um momento de extrema resistência, porque a gente sabe muito bem o que virá nos próximos anos para o movimento negro”.

“Nesse 20 de novembro, muito mais do que celebração, a palavra é resistência. Muito mais do que comemoração, será preparação para a luta. E os atos estão resistindo em todo o País”, acrescentou o secretário.

Confira a íntegra da matéria

To top