Seminário 29/8 temas importantes para o desenvolvimento do Nordeste

Propostas recebidas no Ceará poderão ser incluídas no Plano Plurianual

Temas de interesse do Ceará e do Nordeste, como a transposição das águas do Rio São Francisco e a divisão dos royalties do petróleo, serão debatidos em seminário na próxima segunda-feira (29/8), às 8 h, na Assembleia Legislativa do Ceará. O seminário Políticas Sociais para o Nordeste, Recursos Hídricos e Programa Água para Todos é promovido pela Comissão de Desenvolvimento Regional, presidida pelo senador Benedito de Lira (PP-AL), e pela Subcomissão do Desenvolvimento do Nordeste, cujo presidente é o senador Wellington Dias (PT-PI).

Além dos dois senadores, e do vice-líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), participam do evento o governador Cid Gomes, o coordenador do projeto de integração das Águas do Rio São Francisco, no Ministério da Integração Nacional, José Luiz de Souza, o presidente do Banco do Nordeste, Jurandir Santiago, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Roberto Cláudio, e demais senadores da Comissão.

“O objetivo deste encontro, e dos outros que estão sendo realizados nos estados da área de abrangência da Sudene, é colocar a Região Nordeste na pauta do Brasil e do Congresso Nacional”, disse Wellington Dias (PT-PI). “Outro propósito das reuniões é fortalecer o movimento pela redução das desigualdades regionais”, destacou José Pimentel, um dos organizadores do seminário.

Pimentel informou que os encontros vão colher idéias dos governadores, de deputados estaduais e, também, de entidades de trabalhadores e de empresários, para o desenvolvimento do Nordeste. Essas idéias poderão se transformar em emendas ao Plano Plurianual 2012-2015, que estabelece as diretrizes para os investimentos do país nos próximos quatro anos.

O senador cearense explicou que vários assuntos devem ser debatidos no seminário em Fortaleza. Um deles é a questão da energia, setor primordial para garantir o desenvolvimento do Ceará. “Vamos discutir a matriz energética, para que o Ceará se torne autosuficiente em energia, de modo a dar segurança aos projetos estruturantes do estado”, afirmou Pimentel.

Entre os “projetos estruturantes”, o senador citou o pólo metal-mecânico, que se viabiliza a partir da Siderúrgica do Pecém. Outra obra estruturante, na visão de Pimentel, é o pólo petroquímico, que tem como principal indutor a refinaria da Petrobras.

O programa Água para Todos e a transposição das águas do Rio São Francisco também terão relevo no debate do dia 29. José Pimentel informou que a obra deve ser concluída até julho de 2012 e que o canal norte vai beneficiar os estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

A questão que envolve a redistribuição dos royalties do petróleo deve ser outro ponto de debate no seminário no Ceará, de acordo com José Pimentel. O objetivo é distribuir as riquezas provenientes desse recurso natural de forma mais igualitária entre os estados brasileiros. “Queremos a distribuição desses recursos com o pacto federativo. E queremos que o novo sistema de partilha esteja vinculado a setores estratégicos do desenvolvimento regional, como a educação, a saúde e a inovação tecnológica”, defendeu Pimentel.

Programação

8:00 – Credenciamento

8:30 – Abertura

– Presidente da Assembléia Legislativa do Ceará deputado Roberto Cláudio

– Governador Cid Gomes

– Presidente da CDR Senador Benedito de Lira

– Presidente da CDRDN Senador Wellington Dias

– Vice-líder do governo no Congresso Nacional Senador José Pimentel

9:30 – Governo do Ceará

– Governador Cid Ferreira Gomes

10:30 – Governo Federal

– Ministério da Integração Nacional, coordenador do Projeto de Integração das Águas do Rio São Francisco José Luiz de Souza

– Presidente do BNB Jurandir Santiago

11:00 – Senadores CDR/CDRDN

11:30 – Debate

13:00 – Encerramento

Assessoria de Imprensa do senador José Pimentel

Fonte: Assessoria de Imprensa da Liderança do PT no Senado

To top