Agência Brasil

O resultado representa o quarto ano seguido de crescimento. De acordo com o IBGE, o PIB brasileiro chega a R$ 11,7 trilhões
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 3,4% em 2024, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (7/3). Em termos nominais, totalizou R$ 11,7 trilhões no ano.
O crescimento foi mais forte do que o observado em 2023, quando a atividade do país cresceu 3,2%, segundo revisão do IBGE. A taxa de 2024 também foi a maior registrada desde 2021.
Em 2024, o crescimento da economia foi puxado pelos setores de serviços, que subiu 3,7%, e indústria, com alta de 3,3%.
Para o senador Rogério Carvalho (SE), líder do PT, o resultado mostra que o Brasil está no caminho certo com o Governo Lula.
“Com políticas econômicas responsáveis, geração de empregos e investimentos estratégicos, o Governo Lula fortalece a indústria, impulsiona o agronegócio e amplia o poder de compra da nossa gente. O resultado? Mais renda, mais oportunidades e um Brasil cada vez mais forte”, destacou.
“Seguimos avançando com desenvolvimento sustentável, justiça social e inclusão. Esse é o Brasil que dá certo com Lula no comando”, concluiu Rogério.
O líder do Governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), destacou o fato de o PIB brasileiro ter tido o 4º maior crescimento entre as 20 maiores economias do mundo, inclusive a frente dos EUA.
“O mais importante é que, junto com o pibão, tá crescendo o número de empregos e também a renda do trabalhador e da trabalhadora”, destacou.
A senadora Teresa Leitão (PT-PE) lembrou o trabalho de reconstrução do Brasil iniciado em 2023 e reforçou que o ano de 2025 será o ano da colheita, como dito pelo presidente Lula.
“Mais uma vez, um resultado que supera as expectativas dos pessimistas e demonstra que nosso país está no rumo certo”, enfatizou Teresa.
Para o senador Humberto Costa (PT-PE), as medidas estruturadoras tomadas pelo Governo Lula são as responsáveis diretas pelo excepcional resultado obtido.
Já o senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou o crescimento do PIB dando destaque para o consumo das famílias aumentou 4,8% em relação a 2023.
“Além disso, o governo do presidente Lula tem apresentado diversas medidas para reduzir o preço dos alimentos, demonstrando comprometimento com as necessidades da população”, enfatizou Paim.