A 15ª edição do Prêmio Congresso em Foco, realizada na última quinta-feira (25), consagrou novamente o trabalho desempenhado pelos membros da bancada do PT no Senado. Essa foi a última premiação para a legislatura iniciada em 2019 e que se encerrará no início do ano que vem.
O senador Paulo Paim (PT-RS) foi eleito como um dos melhores senadores pelo público em todos os anos da legislatura. Os senadores Jaques Wagner (PT-BA) e Rogério Carvalho (PT-SE) foram eleitos em três oportunidades.
Já os senadores Fabiano Contarato (PT-ES), Humberto Costa (PT-PE) e Jean Paul Prates (PT-RN) foram escolhidos pelo público em duas oportunidades.
Na votação realizada pelos jornalistas, Fabiano Contarato esteve nos quatro anos desta legislatura entre os melhores do Senado.
Neste ano, além das categorias gerais – Melhores na Câmara e Melhores no Senado -, havia três categorias especiais: Defesa da Educação; Clima e Sustentabilidade; e Defesa da Liberdade no Transporte. Além da votação popular, também foram premiados os congressistas mais bem avaliados por jornalistas e por um júri especializado.
De acordo com o júri especializado, o senador Paulo Paim esteve entre os cinco melhores senadores neste ano. Também na votação do júri, o senador Jaques Wagner esteve entre os melhores senadores na categoria Clima e Sustentabilidade.
Na votação realizada pelos jornalistas, Fabiano Contarato figura entre os melhores do Senado.
Já na votação realizada pelo público, entre os dez premiados, quatro são senadores do PT: Fabiano Contarato, Humberto Costa, Jaques Wagner e Paulo Paim.
Contarato também foi destaque pela votação popular na categoria Defesa da Liberdade no Transporte.
Criado em 2006, o Prêmio Congresso em Foco é uma iniciativa do Congresso em Foco, apoiada por diversas organizações privadas, que tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a cidadania a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política.