Istoé revela quem são os operadores do propinoduto tucano

Na sequência de reportagens sobre o cartel do metrô de SP, a revista detalha envolvimento de servidores de primeiro e segundo escalões do estado.

Novas informações sobre os desvios de recursos do metrô paulistano levam o assunto, pela quarta semana consecutiva, à capa da Istoé – primeiro veículo a denunciar o esquema. Nesta edição, a revista revela quem são e como operavam “Todos os homens do propinoduto tucano”, reportagem dos jornalistas Alan Rodrigues, Pedro Marcondes de Moura e Sérgio Pardellas.

Ao contrário do que afirmaram o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-governador José Serra, na semana passada, “servidores de primeiro e segundo escalões da administração paulista envolvidos no escândalo são ligados aos principais líderes do PSDB no Estado”. Para sustentar esta afirmação, a publicação apresenta documentos que derrubam a tentativa do PSDB de distanciar-se do escândalo.

A lista de agentes públicos envolvidos no esquema de superfaturamento com distribuição de lucros entre as partes (empresas, órgãos controladores do Estado e o PSDB) é expressiva o bastante para ser ignorada.

O envolvimento dos secretários de Transporte Metropolitano dos governos Alckmin (Jurandir Fernandes) e Serra (José Luiz Portella) compromete dois dos mais importantes cardeais do partido em São Paulo.

Também são enrolados pelas denúncias Décio Tambelli, ex-diretor de operação do Metrô e atualmente coordenador da Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões da Secretaria de Transportes Metropolitanos;

José Luiz Lavorente, diretor de Operação e Manutenção da CPTM;

Ademir Venâncio, ex- diretor de engenharia da estatal de trens

Sérgio Avelleda e José Jorge Fagali , ex-presidentes do metrô e da CPTM.

Ramificações

No rastro do dinheiro, as autoridades brasileiras procuram “As ramificações federais” da máfia dos transportes. Investigações e denúncias pelo País inteiro mostram que o cartel possui tentáculos em diferentes Estados e comanda algumas das maiores e mais onerosas obras públicas, como as obras do metro de Salvador, Fortaleza e Porto Alegre, a transposição do Rio São Francisco e das usinas hidrelétricas de Itaipu e Itá. Todas essas obras têm contratos firmados com as gigantes Siemens e Alstom.

Confira a íntegra das matérias:

Todos os homens do propinoduto tucano

As ramificações federais

 

Leia mais:

Na mídia: tucanos foram alertados sobre o propinoduto

Na mídia: mais revelações sobre o “propinoduto tucano”em São Paulo

Na mídia: revistas revelam esquema de corrupção no governo paulista


To top