Perseguição de Moro a Lula é criticada e repercute internacionalmente

Perseguição de Moro a Lula é criticada e repercute internacionalmente

Políticos avaliam que acusações contra ex-presidente são farsa, assim como impeachment, e prestam solidariedadeDesde que o juiz Sérgio Moro aceitou a acusação descabida e sem provas formulada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vários nomes da política se manifestaram contra mais esse ataque.

A senadora Gleisi Hoffmann e o deputado Enio Veri divulgaram vídeo em solidariedade a Lula (assista aqui), onde falam que estão entristecidos por Moro ter aceitado a denúncia contra Lula e Marisa. “Para quem defende os trabalhadores, um rigor gigantesco e injustiça, para a elite, nenhum movimento”, disse Enio.

“É lamentável, não só pela sua história [Lula], mas pelo que representa para a democracia brasileira”, afirmou Gleisi.

Jornais de todo o mundo também comentaram a aceitação da denúncia contra Lula pelo juiz Moro. As matérias enfatizaram a falta de provas na acusação apresentada pelo MPF.

Em matéria, o New York Times afirma que “o movimento para colocar o Sr. da Silva em julgamento ocorre em meio a um debate nacional sobre os promotores estarem indo longe demais em seus esforços para acusa-lo. Delton Dallagnol, promotor do caso, na semana passada chamou Lula de “comandante supremo” dos esquemas de propinas e comissões destinadas a manter seu partido na presidência, mas não conseguiu oferecer provas concretas de sua reivindicação”.

Já o jornal inglês The Guardian destacou que desde o impeachment têm ocorrido diversas manifestações no país e que “o julgamento de Lula pode elevar as temperaturas ainda mais. O antigo líder sindical dominou o panorama político desde que levou o Partido dos Trabalhadores a sua primeira vitória presidencial em 2002”.

O El País espanhol publicou que Moro “fez uma série de apreciações sobre uma denúncia que foi calorosamente discutida no Brasil por não oferecer provas suficientes (e, segundo observadores, pela conveniência política de acusar Lula antes das eleições presidenciais de 2018)”.

No El País brasileiro, Luiz Ruffato assina artigo de opinião onde afirma que “o objetivo da peça costurada pelo procurador federal Deltan Dallagnol é tão e simplesmente inviabilizar a candidatura de Lula à Presidência da República em 2018, pois todo a sua denúncia se baseia em presunção, e não em provas concretas”.

Ruffato ainda escreveu que “diante do patético movimento realizado pelo Congresso Nacional, de abortar o governo de Dilma Rousseff, eleita democraticamente com mais de 54 milhões de votos, sem conseguir demonstrar de maneira cabal o seu crime; e diante da retórica vazia do Ministério Público Federal de denunciar Lula da Silva baseado em um discurso falsamente moral e não em fundamentação jurídica, não resta outra atitude aos homens e mulheres de bem, que almejam a manutenção e aprimoramento da nossa democracia, tão jovem e tão frágil, senão explicitar sua preocupação com os rumos do país”.

 

Agência PT de Notícias

 

Leia mais:

Bancada do PT reitera confiança em Lula e critica denúncia sem provas acatada por Moro

 

To top