Na Câmara

Vale tem que pagar por crimes praticados em Brumadinho

“Em Mariana foi crime, em Brumadinho foi crime e a Vale tem que ser condenada por isso”, disse o deputado Rogério Correia
Vale tem que pagar por crimes praticados em Brumadinho

Foto: Lula Marques

“A Vale é assassina e tem que pagar pelo crime de Brumadinho”, cobrou o deputado Rogério Correia (PT-MG) olhando no olho do presidente da empresa, Fábio Schvartsman, durante audiência pública nesta quinta-feira (14). Com firmeza, o deputado disse que é, no mínimo, “um desaforo” o presidente da Vale dizer que foi um acidente, e muito menos que a Vale é “uma joia e não pode ser condenada” por Brumadinho. “Em Mariana foi crime, em Brumadinho foi crime e a Vale tem que ser condenada por isso”, reforçou o deputado petista.

Rogério Correia explicou que agrava ainda mais a situação da Vale o presidente vir à Câmara se fazer de vítima e dizer que não sabe porque aconteceu o “acidente criminoso”. Na avaliação do deputado, que presidiu na Assembleia de Minas, a CPI que investigou o rompimento da barragem em Mariana – e que até hoje ninguém foi punido – mesmo a CPI tendo indiciado 20 pessoas, porque a Vale pagou advogados “caríssimos”.

Segundo o deputado, “agora não é diferente, pois ele vem aqui fazer lobby para livrar a empresa”. Rogério Correia acredita que “só mesmo com a CPMI que foi protocolada ontem (13) para exigirmos que o presidente deponha aqui no Congresso e fale a verdade sobre o que aconteceu em Brumadinho”, apontou.

O deputado Correia citou ainda reportagens e documentos do Ministério Público que revelam que a Vale sabia do alto risco do rompimento da barragem de Brumadinho. “Eles sabiam, tinham cálculos, projeções, mas preferiram o lucro”, lamentou.

Confira a íntegra da matéria

To top