Fazendo justiça histórica a brasileiros e brasileiras que estão na linha de frente da saúde no Brasil, a Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (04), o projeto de lei (PL 2564) do senador Fabiano Contarato (PT-ES) que cria o piso salarial nacional dos profissionais da enfermagem.
“É uma vitória histórica o reconhecimento salarial que esses profissionais tanto merecem. Agora, que já aprovamos a proposta no Senado e na Câmara, o texto tem de ser enviado à sanção da Presidência da República. E vai virar lei. É um forte clamor da sociedade, de todo o Congresso Nacional e dos trabalhadores da categoria para tornar realidade desse direito fundamental”, comemora o senador.
Militante da causa, Contarato trabalhou na articulação política mobilizando votos em favor dos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem e parteiras. O senador também agradeceu o apoio da categoria e dos parlamentares à iniciativa.
O valor do piso para enfermeiros ficou estabelecido em R$ 4,75 mil. Além disso, o piso salarial será atualizado, anualmente, com base no Índice de Preço ao Consumidor (INPC).