Defesa dos povos originários

Comissão do Senado adia votação de proposta do marco temporal

Proposta constava na pauta de votações da Comissão de Agricultura nesta quarta-feira (9/8). Tema deve voltar à análise na próxima semana

Agência Brasil

Comissão do Senado adia votação de proposta do marco temporal

Proposta do marco temporal foi aprovada pela Câmara dos Deputados no primeiro semestre. Povos indígenas lutam contra o projeto

Incluída na pauta no fim da tarde dessa terça-feira (8/8) e com previsão para ser votada nesta quarta (9/8) – Dia Internacional dos Povos Indígenas – na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, a proposta que institui um marco temporal para demarcação de terras indígenas teve a análise adiada durante a sessão.

O Projeto de Lei (PL 2903/2023) traz graves prejuízos aos povos originários ao restringir a demarcação de terras indígenas àquelas já tradicionalmente ocupadas por esses povos em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, e com outra série de condicionantes.

Amplamente defendido por apoiadores do ex-presidente Bolsonaro e setores ligados ao agronegócio, o texto, além de prejudicar os povos indígenas, também deve trazer sérios problemas para o meio ambiente.

“Justiça e solidariedade aos povos indígenas são prioridades inegociáveis. Seus direitos são originários e sagrados, estão na Constituição. Terra, demarcação, vida – direitos invioláveis. O projeto do marco temporal é um retrocesso inaceitável, crueldade injustificável, uma afronta à humanidade”, disse o senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH).

O presidente da CRA, senador Alan Rick (União-AC), retirou a proposta da pauta de votações desta quarta por conta da ausência da relatora, senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS). A expectativa é de que o Senado inicie o debate acerca do tema na próxima semana.

Leia mais:

“Farei parte dessa história, mas do lado certo”, diz Paim sobre marco temporal

Marco temporal: mais uma violência do Brasil contra os indígenas

To top