mulheres no poder

Gabinete da Bancada Feminina é passo decisivo por representação mais justa

Senadoras Augusta Brito e Teresa Leitão, além do líder do PT no Senado, ressaltam a importância da estrutura no fortalecimento da pauta feminina nos espaços de poder

Agência Senado

Gabinete da Bancada Feminina é passo decisivo por representação mais justa

Senadoras celebram a inauguração do Gabinete da Bancada Feminina

O Senado inaugurou nessa quarta-feira (9/4) o gabinete da Liderança da Bancada Feminina. O novo espaço garante às senadoras uma estrutura semelhante às das lideranças partidárias, facilitando a realização de reuniões e atividades necessárias ao funcionamento da bancada.

As senadoras do PT Augusta Brito (PT-CE) e Teresa Leitão (PT-PE), além do líder do partido, Rogério Carvalho (PT-SE), comemoraram a abertura do espaço dedicado às pautas e formulações estratégicas das senadoras.

“A conquista da sala tem um significado prático, porque teremos um espaço de trabalho importante para nossa organização política, e também simbólico, pois é uma reivindicação antiga, conquistada em uma instituição que só teve um banheiro feminino no plenário em 2016, mais de 55 anos depois da inauguração do prédio do Congresso Nacional”, destacou a senadora Teresa Leitão, vice-líder da Bancada Feminina.

A senadora Augusta Brito classificou a abertura do espaço como “um marco” na luta das mulheres por mais espaços de poder.

“O gabinete da Liderança da Bancada Feminina do Senado é muito mais do que um espaço físico. Ele vai ser uma fábrica de ideias em prol das mulheres e uma trincheira na defesa dos direitos delas. É um marco na afirmação de que precisamos progredir na luta por mais mulheres nos espaços de poder”, afirmou Augusta.

Augusta Brito já presidiu a Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher. Foto: Alessandro Dantas

Para o líder do PT no Senado, Rogério Carvalho, o Senado dá um firme passo na direção de uma política mais justa e representativa com a inauguração do espaço.

“Essa importante ação não é apenas simbólica, ela é estrutural. É o reconhecimento de que as mulheres não podem mais ocupar apenas a base, mas também o topo do poder. Como senador e profundo defensor da equidade e da democracia plena, reafirmo: lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive nos espaços de poder e de lideranças no Brasil”, enfatizou Rogério.

Líder do PT no Senado, Rogério Carvalho, enfatizou a importância do espaço na busca por igualdade nos espaços de poder. Foto: Alessandro Dantas

“Com 16 senadoras atuantes, lideradas com coragem pela querida e aguerrida senadora Leila Barros, a Bancada Feminina tem sido protagonista, pautando o debate, defendendo direitos e ampliando vozes. Este novo espaço, portanto, fortalece essa presença e garante condições para que mais conquistas venham”, completou o líder.

Bancada Feminina

Criada em 2021, a Bancada Feminina tem a senadora Leila Barros (PDT-DF) como líder e as senadoras Teresa Leitão e Soraya Thronicke (Podemos-MS) como vice-líderes do grupo.

A bancada conta com estrutura e prerrogativas de lideranças partidárias ou blocos parlamentares — como a de participar do Colégio de Líderes, orientar votações e ter preferência no uso da palavra.

To top