Comissões

Haveremos de construir um país melhor, afirma Paulo Paim

Senador foi eleito, por aclamação, presidente da CDH. “A nossa responsabilidade é enorme”, disse
Haveremos de construir um país melhor, afirma Paulo Paim

Foto: Alessandro Dantas

O senador Paulo Paim (PT-RS) tomou posse, nesta quarta-feira (8), como presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH). O parlamentar foi eleito por aclamação na chapa composta por ele e a senadora Zenaide Maia (PSD-RN), vice-presidente eleita. Essa é a quinta vez que Paim comandará o colegiado, tornando-se o parlamentar recordista à frente da CDH.

“É com alegria que volto a presidir a CDH. Teremos muito trabalho pela frente”, resumiu o senador durante o discurso de posse. “A nossa responsabilidade é enorme. O trabalho escravo aumenta em todo país, o feminicídio cresce, 33 milhões de pessoas passam fome, miséria e pobreza se espalham”, elencou.

A sociedade brasileira precisa nesse momento, segundo Paim, de emprego, saúde, esperança, segurança, educação e trabalho digno. “O olhar tem que ser para o horizonte. Haveremos de construir um país melhor para todos. Com respeito e fazendo o bem sem olhar a quem”, destacou.

Durante a reunião do colegiado, o senador Paulo Paim foi saudado pelos colegas. O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), disse ter certeza do excelente trabalho que Paim realizará em conjunto com o governo Lula para ampliar o debate sobre os mais variados temas com a sociedade civil, por meio das audiências públicas.

“Me alegra muito a sua indicação. Nos conhecemos desde à época em que éramos deputados e você tem uma vida dedicada a temática dos Direitos Humanos. E eu não tenho dúvida que o governo que se instala é altamente preocupado com todas essas questões, inclusive em suas manifestações internacionais”, declarou.

Para o senador Fabiano Contarato (ES), líder do PT no Senado, o colega de bancada tem humildade, serenidade, equilíbrio e coerência necessários para conduzir o colegiado.

“A gente precisa verbalizar mais as coisas boas. O senador Paulo Paim é muito importante para mim. Quando eu nem sonhava em ser político, já o admirava. Sempre ao lado dos trabalhadores, sempre ao lado dos direitos humanos”, disse.

O senador Humberto Costa (PT-PE), que presidiu a CDH no último biênio, lembrou o período conturbado da sua gestão que atravessou pela pandemia, a CPI da Covid e as eleições do ano passado. Apesar disso, Humberto destacou o trabalho realizado pela comissão em temas relevantes como o combate à discriminação racial, o cuidado com os povos indígenas e a discussão em torno da violência política.

“Pretendo continuar atuando de maneira ativa trazendo proposições, ideias, articulando diligências necessárias. Tenho certeza de que o senhor vai repetir o desempenho que teve nas outras vezes que presidiu essa comissão. Foi uma escolha adequada e justa o seu nome para presidir a CDH”, apontou.

Já a senadora Augusta Brito (PT-CE) disse ter Paulo Paim como referência na atuação política. “Fiquei muito feliz em fazer parte desta comissão, especialmente por estar na presidência um senador com tantas qualidades. Fico muito feliz em poder atuar com o senhor, que é uma grande referência”, destacou.

To top