Pimentel é o novo vice-líder do governo no Congresso

:: Assessoria do senador José Pimentel15 de agosto de 2011 03:00

Pimentel é o novo vice-líder do governo no Congresso

:: Assessoria do senador José Pimentel15 de agosto de 2011

O senador José Pimentel (PT-CE) assumiu a vice-liderança do governo no Congresso Nacional. De acordo com o Regimento Comum do Poder Legislativo, cabe ao vice-líder substituir o líder em suas ausências ou impedimentos. 

O atual líder do governo no Congresso é o deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS), que foi escolhido para a função pela presidenta da República, Dilma Rousseff.

Ainda conforme o Regimento Comum, o líder pode nomear até cinco vice-líderes dentre os parlamentares de partidos que apóiem o governo.

Além do senador Pimentel, Mendes Ribeiro escolheu para a função, até agora, os deputados Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), Nelson Pellegrino (PT-BA) e Gilmar Machado (PT-MG).

Cada um deles pode ser designado pelo líder, por exemplo, para acompanhar a tramitação de matérias de interesse do governo que estejam tramitando em comissão da Câmara ou do Senado da qual faça parte.

Além de vice-líder do governo no Congresso, o senador José Pimentel é vice-presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa e vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

Pimentel também é membro titular de outros colegiados: Comissão de Assuntos Econômicos, Subcomissão de Avaliação do Sistema Tributário, Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e Comissão Temporária do Regimento Interno. O senador cearense também é membro suplente de outras comissões, entre elas a Subcomissão do Desenvolvimento do Nordeste.

Assessoria de Imprensa do senador José Pimentel

Fonte: Assessoria de Imprensa da Liderança do PT no Senado

Leia também