Pinheiro defende a universalização do acesso à internet até a Copa de 2014

O senador Walter Pinheiro defendeu nesta quarta-feira (14/03) na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado agilidade no processo de universalização dos serviços de telecomunicações no País, para garantir na Copa de 2014 o acesso a todos os brasileiros.

Pinheiro participou do debater com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, sobre a licitação das duas faixas destinadas à operação dos aparelhos celulares da quarta geração (4G) e da faixa destinada à telefonia móvel no meio rural, ressaltando a importância da utilização da faixa de 450 MHz para lugares remotos. Também participou do debate da CCT o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Batista de Rezende. Na oportunidade, ele tratou da capacidade de expansão da telefonia móvel para recepcionar a Copa de 2014 e as Olimpíadas 2016.

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) alertou para o fato dos inúmeros serviços que surgirão durante os jogos da Copa em diversos segmentos – da venda de ingressos, comercialização de produtos e serviços, passando por setores de infraestrutura e segurança, fundamentais para o sucesso do Brasil, como país sede dos jogos.

“O momento da Copa é oportuno para ampliar os benefícios da tecnologia em serviços de monitoramento e defesa civil, por exemplo, importantes para o sucesso de grandes eventos nas cidades-sede”, destacou. “Hoje o acesso a internet de qualidade é um desafio para todos. Não adianta ter bons equipamentos se existem dificuldades de acesso. Temos que ampliar serviços e promover o grande debate sobre a produção de conteúdo”, concluiu

Pinheiro lembrou da importância do setor na economia nacional e a ampliação da cobertura, em percentuais surpreendentes. “É importante ter produção em escala, sempre trabalhar para o fortalecimento da Política Industrial do setor e garantir a cobertura e a universalização, com preços acessíveis e justos dos serviços. Este segmento produtivo não é mais apenas um apêndice da economia, mas, uma importante fonte de geração de emprego e renda”.

Assessoria de Imprensa do senador Walter Pinheiro

Leia mais:

Líder do PT cobra qualidade na banda larga dos serviços de telefonia móvel
 

Governo quer autorizar pagamento de contas via celular

To top