A Câmara dos Deputados elegeu na última quarta-feira (15) os presidentes das Comissões Permanentes, responsáveis pela discussão e votação das propostas de leis apresentadas aos colegiados temáticos.
Neste ano, parlamentares do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT) comandam as comissões de Constituição, Justiça e Cidadania; de Finanças e Tributação; de Trabalho; e de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial.
Uma das principais comissões da Casa, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), será presidida por Rui Falcão (PT-SP).
O deputado federal Paulo Guedes (PT-MG) será o presidente da Comissão de Finanças e Tributação.
Airton Faleiro (PT-PA) assumirá o comando da Comissão de Trabalho.
Já a deputada Luizianne Lins (PT-CE) ficará encarregada de coordenar os trabalhos da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial.
No Senado, parlamentares do PT também ocuparão lugares de destaque. O senador Paulo Paim (PT-RS) assume, pelos próximos dois anos, a Comissão de Direitos Humanos (CDH). Essa é a quinta vez que ocupa o cargo.
“É com alegria que volto a presidir a CDH. Teremos muito trabalho pela frente”, resumiu o senador durante o discurso de posse. “A nossa responsabilidade é enorme”, completou.
Já Humberto Costa (PT-PE) assumirá, pelo mesmo período, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Esta é a primeira vez que o PT assume o posto no colegiado. O senador prometeu aproximar o trabalho da sociedade.
“Quero organizar diligências para que possamos conhecer in loco os problemas da população”, disse.
Além disso, o líder do PT no Senado, Fabiano Contarato (ES), assumiu a vice-presidência da Comissão de Meio Ambiente (CMA).
Nessa terça-feira (15), também ficou definido que a senadora Augusta Brito (PT-CE) será a vice-presidente da Comissão de Infraestrutura (CI). A votação confirmando a escolha será na próxima terça-feira (21).
Com informações da Agência PT e do PT na Câmara
Leia mais: