Reforma política: Apoie o projeto de iniciativa popular do PT

:: Da redação23 de outubro de 2013 15:52

Reforma política: Apoie o projeto de iniciativa popular do PT

:: Da redação23 de outubro de 2013

O Partido dos Trabalhadores elaborou um projeto de iniciativa popular para coletar 1,5 milhão de assinaturas a fim de propor alguns pontos de mudança na nossa política. A campanha nacional em busca do apoio da sociedade já está nas ruas.

A iniciativa do PT vai ao encontro do que a sociedade brasileira deseja – pesquisa nacional coordenada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) revelou que a maioria absoluta da população quer a reforma política com o fim das doações privadas nas campanhas eleitorais. A presidenta Dilma Rousseff também atendeu às demandas dos brasileiros, que durante as manifestações de junho reivindicaram maior transparência e participação popular. Por isso, ela encaminhou ao Congresso Nacional sugestão para um plebiscito sobre a reforma política e a realização de uma Assembleia Constituinte exclusiva para o tema, já que cabe aos parlamentares e não ao Executivo alterar a atual legislação.

“Nosso País precisa politizar um debate em torno da reforma política, garantindo discussão e solidez político-ideológica. Com mais conversa sobre o tema, a política no país só tem a ganhar.

O PT propõe aprofundar a democracia, através da qualificação da relação entre representantes e representados”.

Principais pontos defendidos pelo PT:

– financiamento público de campanha

– voto em lista de parlamentares

– aumento da participação feminina

– assembléia constituinte exclusiva

Clique aqui para conhecer o novo site sobre a reforma política

 

Leia também