Senadores do PT utilizaram as redes sociais para apoiar a deputada federal Carol Dartora (PT-PR), que foi alvo de 43 ataques racistas, além de ameaças de morte e tortura direcionadas a ela e a sua família, nos últimos 15 dias. A parlamentar relatou à Polícia Legislativa (Depol), à Polícia Federal (PF) e ao Ministério Público Federal (MPF) ter recebido mensagens de ódio em seu e-mail institucional.
“Minha total solidariedade à deputada federal Carol Dartora e à sua família. Foram 43 ataques racistas, ameaças de morte, intimidações de sequestro e declarações grotescas enviadas por e-mail nos últimos 15 dias. Repudio veementemente essas atitudes desumanas e exijo que os responsáveis sejam identificados e punidos com o rigor da lei”, disse o senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado.
O senador Fabiano Contarato (PT-ES) também se solidarizou com a colega de partido e disse confiar no trabalho da Polícia Federal para encontrar os responsáveis.
“Confio no trabalho da Polícia Federal, que vai chegar aos criminosos por trás dessas incursões orquestradas. Todo o meu repúdio a essas pessoas. Companheira Carol, tenha certeza de que faz o bom trabalho. Que Deus te abençoe sempre”, desejou o senador.
A Secretaria Nacional de Mulheres do PT (SNMPT) emitiu nota lembrando que os ataques proferidos contra Carol Dartora se repetem na mesma semana em que o Brasil acompanhou o julgamento histórico dos assassinos da vereadora Marielle Franco.
“Nós, mulheres do PT, combatemos o racismo praticado contra nossas companheiras em todas as instâncias. Atacar uma parlamentar eleita democraticamente pelo povo do Paraná é atacar a democracia, não só daquele estado, mas de todo o Brasil”, destaca trecho da nota da SNMPT.
Carol Darota foi a primeira deputada federal negra do Paraná, eleita em 2022, pelo Partido dos Trabalhadores, com 130.654 votos. Além disso, foi também a mulher mais votada de Curitiba e a segunda mais votada do Paraná. Em 2020, foi eleita a primeira vereadora negra da história de Curitiba, com 8.874 votos, a terceira maior votação daquele pleito.