Após desrespeitar pleito, Temer recua e nomeia 1ª colocada de eleição da Fiocruz

Após desrespeitar pleito, Temer recua e nomeia 1ª colocada de eleição da Fiocruz

Rafael Noronha
04 de janeiro de 2017 | 13h08

Michel Temer sofreu uma nova derrota. Desta vez foi durante o processo de nomeação da presidenta da Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz. Após indícios de que nomearia a segunda colocada das eleições internas realizadas com os funcionários da instituição, Temer e o ministro da Saúde, Ricardo Barros, recuaram por pressão dos servidores do órgão e decidiram nomear a primeira colocada do pleito, Nísia Verônica Trindade Lima. Ela obteve quase 60% dos votos

Com a informação de que o ministro da Saúde, Ricardo Barros desrespeitaria a eleição que ocorre há mais de 20 anos e nomearia para a presidência da Fiocruz a segunda colocada do pleito, Tânia Cremonini de Araújo Jorge, os servidores da instituição mostraram sua insatisfação com a postura do governo no último dia 30 e enviaram uma carta ao presidente da República.

“Há mais de 20 anos, o processo eleitoral da Fiocruz é respeitado pelos presidentes. Recebemos com perplexidade a informação de que a vencedora não seria nomeada desta vez. A Nísia preenche todos os requisitos para esse cargo, é uma pesquisadora com 30 anos de Fiocruz, sem nenhum vínculo partidário”, disse o médico Paulo Gadelha, atual presidente da Fiocruz, em recente entrevista à imprensa.

A carta enviada a Michel Temer reivindica a nomeação da primeira colocada, cujo conteúdo foi publicado na internet em forma de abaixo-assinado, conta com mais de 9,5 mil assinaturas e pede que a escolha da Fiocruz seja referendada. O texto ainda destaca a alta taxa de comparecimento às urnas, 82,1% (4.415 servidores), e afirma que o resultado final do pleito foi homologado pelo Conselho Deliberativo da instituição.

“Devemos preservar o processo de gestão democrática e participativa da Fiocruz, tão duramente conquistado e construído por nossas instituições de ensino e pesquisa e que tem sido fundamental para tornar a Fundação Oswaldo Cruz referência na área de ciência e tecnologia nacional e internacionalmente”, diz o texto da petição.

O texto ainda destaca que a gestão democrática da instituição está na base dos bons resultados obtidos no campo da ciência. Os avanços nas pesquisas sobre zika e microcefalia em bebês, e também o registro do teste diagnóstico para zika, dengue e chicungunha são alguns dos êxitos obtidos pela instituição.

Felizmente a movimentação dos funcionários da Fiocruz parece ter tido efeito. A imprensa noticia nesta quarta-feira (4) que Michel Temer nomeará a primeira colocada do pleito para chefiar a centenária instituição (116 anos) como esperam seus servidores. Resultado que só foi possível obter pela mobilização e pressão sobre aqueles que hoje governam o País.

Leia a íntegra da carta dos servidores

 

Leia mais:

 

Déficit de credibilidade do governo tende a aprofundar crise econômica, afirma Gleisi Hoffmann

To top