Alessandro Dantas

Para Contarato, é indispensável que senadores possam avaliar andamento dos preparativos para a COP30
A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado aprovou nesta terça-feira (29/4) requerimento de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES) para que os membros do colegiado realizem diligência para verificar o andamento dos preparativos para a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). O evento será realizado entre os dias 10 e 21 de novembro na cidade de Belém, capital do Pará.
Para o senador Fabiano Contarato, presidente da CMA, a participação dos membros do colegiado é “indispensável” para assegurar que os preparativos estejam alinhados com os compromissos ambientais do país, além de garantir que as decisões sejam orientadas por critérios técnicos, éticos e sustentáveis.
“A presença in loco dos senadores permitirá uma avaliação mais precisa das ações que estão sendo implementadas e das condições oferecidas pela cidade-sede para receber um evento dessa magnitude”, disse. “Trata-se de uma oportunidade para a Comissão afirmar seu protagonismo no enfrentamento da crise climática, reforçando o compromisso do Parlamento brasileiro com a proteção ambiental e com a transparência na condução de um evento de relevância mundial”, emendou Contarato.
O parlamentar ainda destacou que a realização da COP30 no Brasil coloca o país no centro das atenções do debate climático global e impõe grande responsabilidade às instituições públicas envolvidas na organização do evento.
“Diante da complexidade dos preparativos — que envolvem infraestrutura, segurança, sustentabilidade e articulação internacional — é essencial que o Senado Federal, por meio da Comissão de Meio Ambiente, exerça seu papel constitucional de fiscalização e acompanhamento das ações em curso. Além disso, possibilitará o diálogo direto com autoridades locais, representantes da sociedade civil e especialistas, ampliando a visão da comissão sobre os impactos e oportunidades que a COP30 pode gerar para a região amazônica”, enfatizou o senador Fabiano Contarato.
Presidente Lula estabelece acordos
O presidente Inácio Lula se reuniu virtualmente na última quarta-feira (23/4) com 20 chefes de Estado para tratar de avanços em medidas de regulamentação sustentável, visando a COP30. Acompanhado do secretário-geral da ONU, António Guterres, Lula progrediu na discussão sobre o compromisso de cada país para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa. A expectativa do governo brasileiro é engajar os países signatários do Acordo de Paris a assinarem suas medidas de contribuição para a COP30.