Sinalant

Aprovada criação de sistema de distribuição de antídotos

Projeto do senador Paulo Paim foi idealizado após o acidente ocorrido na boate Kiss
Aprovada criação de sistema de distribuição de antídotos

Foto: Agência Brasil

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, na última quarta-feira (4), projeto de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) que cria um sistema de distribuição rápida de antídotos contra substâncias tóxicas.

A ideia de criação do sistema, batizado como Sinalant (Sistema Nacional de Logística de Antídotos), surgiu após o incêndio que matou 242 pessoas na boate Kiss, em Santa Maria (RS), em 2013.

Uma das dificuldades encontradas pelos médicos, na ocasião, foi obter rapidamente hidroxocobalamina, antídoto ao cianeto inalado pelas vítimas. Um sistema de distribuição rápida, operado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), poderia ter salvado vidas, no entender de Paim.

Foto: Alessandro Dantas

“Essa é uma situação gravíssima. Não existe esse tipo de cadastro em âmbito nacional, estadual ou municipal. No caso da boate Kiss morreram vários jovens que poderiam ser socorridos se houvesse um cadastro. Fatos como aquele da boate Kiss, inclusive, já se repetiram em outros locais do País. Enfim estamos conseguindo fazer avançar esse projeto para que esses produtos estejam disponíveis e ao alcance de todos”, comemorou o senador.

O projeto sofreu apenas uma alteração durante a análise, ampliando as prerrogativas do Sinalant para contemplar outros aspectos, além da logística de entrega dos antídotos, como a organização de um sistema de notificação de casos.

O projeto segue para a Câmara dos Deputados.

 

To top