Oposição se recusa a participar de discurso panfletário do ministro da Educação

Oposição se recusa a participar de discurso panfletário do ministro da Educação

Foto: Alessandro DantasRafael Noronha

28 de novembro de 2016 | 17h10

O atual ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM-PE) trouxe a claque para a audiência pública da comissão mista que deveria debater a reforma do ensino médio (Medida Provisória 746/2016). Os estudantes, porém, ficaram de fora.

Ao invés de solicitar aos convidados que evitassem as manifestações, postura vetada pelo Regimento Comum do Congresso Nacional, o presidente do colegiado, Izalci Lucas (PSDB-DF), pediu desculpas ao ministro Mendonça Filho pelo “comportamento de alguns parlamentares”, em referência aos questionamentos levantados pela deputada Maria do Rosário (PT-RS) e pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN).

“Parabéns à claque do MEC, ligada aos assessores da educação que vieram prestigiar o ministro enquanto os estudantes procuram [em manifestações] nas ruas serem ouvidos”, alfinetou a deputada.

Falando aos seus, Izalci chegou a dizer que nunca houve tanto debate acerca de um tema como ocorre, no momento, com a MP30791581921 3523e04751 zFoto: Alessandro Dantas 746. Curiosamente, uma audiência que seria realizada na manhã de hoje, com os ex-ministros Aloizio Mercadante, Fernando Haddad e Renato Janine Ribeiro, não pôde ser realizada.

De acordo com a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) as idas e vindas do presidente da comissão no agendamento da audiência inviabilizou à vinda dos ex-ministros. Além disso, a comissão também rejeitou requerimento defendido pela senadora que solicitava um único debate entre o atual ministro e seus antecessores.

“Aqui não há discussão. Estamos aqui apenas com a presença do atual ministro e queríamos a presença dos ex-ministros para que o debate fosse aprofundado. Como isso aqui não se trata de debate, nós vamos nos retirar. Já basta de golpe”, criticou a senadora, que iniciou com a sua fala, novamente, manifestação desrespeitosa dos presentes.

Leia mais:

Manobra governista esvazia debate com ex-ministros sobre mudanças no Ensino Médio

Conheça as medidas da gestão Temer que ameaçam a educação dos nossos jovens

 

To top